ERRO 00007 – cStat 241 – Um numero da faixa já foi utilizado
CTe encontra-se com situação “Enviado para SEFAZ” mesmo após ser estornado no sistema.
Causa
Isso acontece qdo tentamos inutilizar um número que já foi usado. Qdo o usuário ESTORNA um cto no sistema o sistema pode tomar dois caminhos: – Se autorizado, pede o cancelamento na sefaz – Se não autorizado, pede a inutilização do nro na sefaz.
Neste caso, o sistema está tentado inutilizar um número de cto que foi autorizado. Mas isso não fecha com o explicado logo acima, porquê ?
Nesses dois casos o sistema “não sabe” que os CTes foram autorizados e por isso tenta inutilizar indevidamente.
Porque isso aconteceu ?
O sistema de autorização de CTe na sefaz é um processo assíncrono, ou seja, a resposta da autorização não é dada no momento da solicitação. Primeiro é feito o envio do XML com os dados, o sistema aguarda 3 segundo, e depois é feito outra chamada para pedir o resultado do processamento.
No casso acima, o que ocorreu foi que o sistema enviou para a SEFAZ mas não teve o retorno da autorização, entretanto a SEFAZ autorizou. Por isso não posso inutilizar o número.
Mas por que não tivemos o retorno ? Motivos diferentes: – O processo foi interrompido localmente – Usuário fechou a tela do sistema ou o Windows travou no meio do processo. (nem chegou a pedir o retorno) – Lote em processamento – A sistema da SEFAZ ainda não processou o CT-e (por lentidão ou sobrecarga) e por isso não forneceu a autorização naquele momento.
Solução
Como isso poderia ser evitado ? O sistema deixa os CT-e na tela de pendência. Eles ficam listados como pendentes de retorno. Isso é uma questão de processos. Antes de estornar o CT-e deve-se verificar se o mesmo não está na tela de pendências, se estiver, basta clicar em solicitar retorno, neste caso os CT-e seriam autorizados normalmente e nem precisariam ser estornados.
Qual a solução? – Vamos passá-lo para autorizados manualmente e reverter o estorno – Vocês pedem o cancelamento extemporâneo na SEFAZ – Vocês estornam novamente os CT-e e os estornos serão homologados na SEFAZ.
É importante lembrar que para questões fiscais você deve sempre considerar o campo “Status do CT-e” e não o indicativo de “ESTORNO”. O estorno é controle interno da empresa, serve para retirar do faturamento, pagamento de comissão, etc…Podem haver, inclusive, CT-e que estão ESTORNADOS e AUTORIZADOS.
Todos os CT-e com os status: “Enviado para SEFAZ”, “Não enviados” são problemas que precisam ser resolvidos. CT-e saudáveis são aqueles com os status: “Autorizado”, “Cancelado”, “Nro inutilizado” ou “Denegado”
Alternativa
Não existe.
Programa
Não existe.